A aplicação do silício – Sifol (Si) – no cultivo de uvas (Niágara), na região de São Paulo era desconhecida pelos produtores locais. Depois de uma apresentação do produto da Diatom em que foi explanado os benefícios do uso do Sifol no manejo, tais como: aumento produtivo de 20% (em outras regiões e cultivos já testados) por maior pegamento de cachos, maior uniformidade das bagas e com coloração mais intensa, aumento do grau Brix de até 50%, maior tempo de prateleira e diminuição do uso de defensivos.
Explicou-se sobre o uso do produto, como por exemplo, que o ideal para iniciar o manejo seria a partir da terceira folha e recomendou-se aplicar até a colheita. Foram escolhidos alguns produtores para fazer parte desta apresentação prática, para quantificar e registrar todos os benefícios de cada ciclo/produção.
Na foto as duas caixas da direita, com uma folha dentro, estão sem a aplicação do Sifol, suas uvas são visivelmente mais claras dos que as com a aplicação do produto
Como referência para este artigo, usamos a área do produto que estava com ponto ideal que é a terceira folhagem. O estudo foi feito em uma área de 1 hectare (média de 7000 pés/ha), onde o produtor percebeu que, após a primeira aplicação (com intervalo de 10 dias, sendo 200mL-Sifol/100L calda), as folhas cresceram maiores e mais vigorosas em relação à testemunha. Houve um aumento da cutícula das folhas melhorando a resistência ao stress (alta temperatura e excesso de umidade/chuva).
Foi percebido também após a terceira aplicação do Sifol na área tratada que o pegamento dos cachos por pé já era notório/evidente e com o manejo do Sifol sobre a área aplicada, se fez uma média (contagem de cachos por pé), por rua com intervalos (cabeceira, quarta trave e nona trave), cada rua com quinze traves. Já no início foi possível observar que cada pé da área tratada com Sifol tinha a mais, em média, três (03) cachos. Exemplo: área não tratada com média de 11 cachos por pé e área com manejo do Sifol 14 cachos por pé.
O produtor que utilizou o produto logo constatou que as bagas eram mais uniformes e com uma maior intensidade de coloração, isso com apena cinco (05) aplicações do Sifol (200mL-Sifol/100L calda). Ao final da colheita foi possível comprovar com um dia de campo, onde convidamos vários produtores da região e inclusive por intermédios de produtores locais também se estendeu o convite para as regiões vizinhas de São Paulo, entre outras.
Com um refratômetro comparou-se o grau Brix da fruta tratada, da testemunha e quantificou um aumento de 33% na fruta tratada, evidenciado pelos produtores no dia de campo na cidade de São Paulo. Também foi notada a maior uniformidade das bagas e cachos (mais graúdos).
Os demais produtores que participaram dos ensaios práticos, relataram que mesmo com tempos diferentes de poda, houve um ganho na produção e até mesmo uma diminuição no uso dos defensivos. Para esta próxima etapa trabalharemos com a intenção de minimizar o uso dos defensivos no cultivo para produção de dezembro de 2017.
Agradecemos aos produtores de uva da cidade de São Paulo, pela confiança e abertura de suas áreas para nossa entrada e apresentação do fertilizante foliar – Sifol.
O teste prático deu início em meados fevereiro de 2017 até julho de 2017.