No algodoeiro é o fornecimento de silício por meio da aplicação de fertilizantes ou corretivos contendo o elemento silício em sua composição. Com esta técnica o crescimento da planta é estimulado, da mesma forma que o fornecimento do silício promove o alongamento na fibra do algodão e também uma maior proteção de cultivo contra pragas e doenças, devido às barreiras físicas e químicas que o mesmo proporciona às plantas.
Silício ajuda no alongamento da fibra do algodão
Por meio de pesquisas sobre o fornecimento de silício para o algodoeiro pode-se inferir que o mesmo atua no início da formação da fibra e também em seu alongamento. Isto contribui de maneira significativa para a qualidade final da fibra e, consequentemente, em um maior valor agregado.
A concentração deste elemento é máxima no momento em que se inicia a formação da parede secundária na planta, sendo possivelmente um dos responsáveis pela sua formação.
Por fim, a partir do levantamento das variáveis agronômicas em áreas onde foram utilizadas adubações silicatadas foi constatado que os incrementos no tamanho da fibra, assim como sua produção, foram aumentados em média, até 10%.
Quando aplicar
A adubação de cobertura é feita de 20 a 40 dias após a emergência das plantas, logo após o desbaste. Além da adubação via solo, usa-se também a aplicação de silício via foliar na forma de silicato de potássio, sendo recomendada a aplicação 20 dias após o plantio.
Para mais informações favor acessar: http://www.revistacampoenegocios.com.br/silicio-proporciona-alongamento-da-fibra-do-algodao/